6 de abril de 2008

DISCIPULADO - Capítulo 2 – Podemos Crer na Bíblia?

 


Será que o SENHOR ainda fala às pessoas através das páginas da Bíblia? Ele certamente o faz. Enquanto escrevo isso, estou olhando para uma folha de respostas enviada a nós por um aluno de um dos nossos cursos bíblicos postais. Um recado escrito ao final diz: "Estou na prisão, no corredor da morte, sentenciado a morrer por um crime que cometi. Antes de começar a estudar a Bíblia, eu estava perdido. Mas agora, eu tenho algo a esperar do futuro, e encontrei um novo amor".

A Bíblia possui um poder que pode verdadeiramente transformar a vida das pessoas. Quando as pessoas sinceramente começam a estudar a Bíblia, as vidas são inevitavelmente transformadas.

1. COMO O SENHOR NOS FALA PELA BÍBLIA

Depois de criar Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher da terra, o SENHOR falava com eles face-a-face. Contudo, quando o SENHOR veio visitá-los depois de pecarem, o que o casal fez?

" E ouviram a voz do SENHOR, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR, entre as árvores do jardim." Gênesis 3: 8
O pecado interrompeu o contato face-a-face com o SENHOR.

Depois que o pecado entrou no nosso mundo, como O SENHOR passou a se comunicar com as pessoas?

" Certamente o Senhor não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.". Amós 3:7

O SENHOR não nos deixou em trevas sobre a vida e seu significado. Através de seus profetas - pessoas que O SENHOR chamou para falar e escrever Suas mensagens ao Seu povo - Ele tem revelado Suas respostas aos grandes questionamentos da vida.

2. QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?

Os profetas transmitiram as mensagens do SENHOR através da voz e da pena enquanto viviam. Quando morreram, seus escritos continuaram a influenciar as pessoas. Essas mensagens proféticas foram então reunidas, sob a direção do SENHOR, no livro que chamamos de Bíblia.

Mas, podemos confiar no que está escrito na Bíblia?

" Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos do SENHOR falaram inspirados pelo Espírito Santo."
II Pedro 1:20, 21

Os escritores da Bíblia escreveram não por seu próprio desejo ou vontade, mas apenas em momentos que eram movidos ou inspirados pelo Espírito do SENHOR. A Bíblia é o próprio Livro do SENHOR!

Na Bíblia, O SENHOR nos fala sobre Si mesmo e revela Seus propósitos para a raça humana. Ela apresenta a visão do SENHOR do passado e também revela o futuro, nos dizendo como o problema do mal será finalmente resolvido e como a paz virá ao nosso mundo.

Tudo o que a Bíblia contém é mensagem do SENHOR?

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.". II Timóteo 3:16, 17

A razão pela qual a Bíblia afeta tão profundamente os seres humanos é porque "toda" a Bíblia é um documento inspirado pelo SENHOR, é o Livro do SENHOR. Os profetas relataram o que viram e ouviram em linguagem humana, mas sua mensagem veio diretamente do SENHOR. Por isso, se você quer saber o sentido da vida, leia as Escrituras Sagradas. Ler a Bíblia transforma sua vida. Quanto mais dedicada e honestamente você a ler, mais paz mental você vai experimentar.

O mesmo Espírito Santo que inspirou os profetas a escrever a Bíblia, fará com que os ensinos bíblicos, o evangelho, sejam eficientes para transformar sua vida se você pedir o acompanhamento do Espírito do SENHOR durante a leitura da Bíblia.

3. A UNIDADE DA BÍBLIA

A Bíblia na verdade é uma biblioteca constituída de 66 livros. Os 39 livros do Velho Testamento foram escritos no período que vai de 1450 a 400 A.C. Já os 27 livros do Novo Testamento foram compostos entre 50 e 100 A.D.

O profeta Moisés começou a escrever os primeiros cinco livros da Bíblia um pouco antes de 1400 A.C. O apóstolo João escreveu o último livro da Bíblia, Apocalipse, por volta de 95 A.D. Durante os 1500 anos entre a época que foi escrito o primeiro e o último livro da Bíblia, pelo menos outros 38 escritores inspirados pelo SENHOR deram sua contribuição. Alguns eram homens de negócio, outros pastores de ovelha, pescadores, soldados, médicos, pregadores, reis - seres humanos de todas as classes sociais. Além disso, em geral, todos viviam em contrastantes culturas e filosofias.

Mas aqui está a grande maravilha: Quando os 66 livros da Bíblia, com seus 1.189 capítulos, divididos em 31.173 versos, são reunidos, encontramos unidade e harmonia perfeitas na mensagem que apresentam.

Imaginemos que um homem bate à sua porta e, quando convidado a entrar, coloca um pedaço de mármore de determinado formato no chão da sua sala de estar, e então sai sem dizer uma palavra. Outros visitantes aparecem em seguida. No total, cerca de 40 indivíduos aparecem, e cada um coloca um pedaço de mármore numa posição específica.

Quando o último se vai, para sua surpresa você vê que uma maravilhosa estátua está à sua frente. Além disso, você descobre que a maioria dos "escultores" nunca se encontrou, pois eram provenientes de locais da América do Sul, da China, Rússia, África, e outras partes do mundo. O que você concluiria? Que alguém tinha planejado a estátua e tinha enviado a cada homem instruções detalhadas e específicas do que fazer com seu pedaço de mármore.

A Bíblia como um todo comunica uma mensagem coerente - como se fosse uma estátua perfeita de mármore. Uma mente estava por trás de tudo, a mente do SENHOR. A incrível unidade das Escrituras evidencia que apesar de os pensamentos terem sido escritos por seres humanos, eles foram inspirados pelo SENHOR.

Grupo Evangelizacação Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário.
Volte sempre e Deus te abençoe!
Silvia Helena

Related Posts with Thumbnails