6 de abril de 2008

Discipulado | Capítulo 01 - Podemos Crer no SENHOR? (a)

 

3. O SENHOR SE RELACIONA PESSOALMENTE COM AS PESSOAS

O SENHOR que projetou os céus estrelados e que criou o universo, também busca estabelecer um relacionamento pessoal conosco. Ele teve um relacionamento pessoal com Moisés: " E falava O SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;" (Êxodo 33:11). Ele também deseja entrar num relacionamento pessoal com você e se tornar seu Amigo. Jesus prometeu para aqueles que O seguissem: " Vós sereis meus amigos" (João 15:14).

Todos já nos deparamos com a idéia de que existe O SENHOR, pois os seres humanos são naturalmente religiosos. Nenhum animal jamais construiu um altar para adoração. Ainda assim, em todos os lugares em que você encontra homens e mulheres, você encontra culto e adoração. No profundo do coração humano há um desejo natural de adorar, uma consciência da realidade do SENHOR, e um desejo de se tornar amigo dEle. Quando respondemos a esse anseio e encontramos O SENHOR, não há mais dúvidas sobre Sua existência e nossa necessidade.

Durante a década de 1990, milhões de ateus na Rússia renunciaram ao ateísmo e buscaram ao SENHOR. Um professor universitário em São Petesburgo afirmou algo que tipifica os comentários feitos por muitos ateus transformados da ex- União Soviética.

"Procurei o sentido da vida em minhas pesquisas científicas, mas não encontrei nada em que confiar. Os cientistas a minha volta têm o mesmo sentimento de vazio. Ao olhar para a vastidão do universo em meus estudos sobre astronomia e ao perceber o vazio da alma, senti que deve haver um sentido para tudo isso. Então, recebi a Bíblia que vocês me deram e comecei a lê-la. O vácuo de minha vida foi preenchido. Eu descobri que a Bíblia é a única fonte confiável para minha alma. Eu aceitei a Jesus como meu Salvador e encontrei a verdadeira paz e satisfação na vida".
Um cristão crê o SENHOR porque ele ou ela já O encontrou e descobriu que Ele satisfaz os anseios mais profundos do coração. O SENHOR que os cristãos alegremente descobriram que existe, é capaz de nos dar uma nova perspectiva, um novo significado, novos motivos e novas alegrias.

O SENHOR não promete uma vida livre de problemas e conflitos. Por outro lado, Ele nos assegura que nos guiará e nos susterá se estabelecermos um relacionamento pessoal com Ele. Milhões de cristãos podem testificar que desistiriam de tudo ao invés de voltar para uma vida sem O SENHOR.

Essa é a coisa mais maravilhosa de todas - O SENHOR Todo-Poderoso que nos projetou, nos criou, e sustém o universo também deseja ter um relacionamento pessoal com cada homem e mulher, menino e menina. Davi estava maravilhado com isso quando escreveu:

" Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?". Salmo 8:3, 4

Nosso Criador está "atento" a cada um de nós. Ele tem um interesse tão pessoal em você como se você fosse o único ser a quem Ele tivesse criado.

Portanto, podemos crer em no SENHOR:
(1) Por causa da complexidade de tudo o que Ele criou em nós;
(2) Por causa do desejo dentro de nós que nos deixa inquietos até que encontramos descanso nEle;
(3) Porque quando O buscamos e O encontramos, O SENHOR satisfaz cada necessidade e anseio que temos - abundantemente!

4. QUE TIPO DO SENHOR ELE É?

É razoável pensar que O SENHOR ETERNO desejaria Se revelar aos Seus seres criados como um pai deseja que seus filhos o conheçam. E, na Bíblia, O SENHOR nos diz quem e como Ele é.

Que padrão O SENHOR usou para criar os homens e as mulheres?

" E criou O SENHOR o homem à sua imagem; à imagem do SENHOR o criou; homem e mulher os criou.". Gênesis 1:27

Já que somos feitos à imagem do SENHOR, nossas capacidades de refletir e sentir, de lembrar e de ter esperança, de ponderar e analisar - enfim, tudo é derivado dEle.

Qual é o traço predominante no SENHOR?

" porque O SENHOR é amor." I João 4:8.

O SENHOR se relaciona com o ser humano baseado em seu próprio coração de amor. Não há nada que Ele tenha feito ou que fará que não seja motivado por um amor altruísta e de sacrifício.

5. DE QUE MANEIRA JESUS REVELA O CARÁTER DO SENHOR

Na Bíblia, O SENHOR repetidamente fala de Si mesmo como um pai.

" Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo O SENHOR?" Malaquias 2:10.

Alguns pais que vemos atualmente são qualquer coisa menos desejáveis. Há pais negligentes e abusivos. O SENHOR não é assim. Ele é um Pai sensível e protetor. Ele é o tipo de Pai que adora brincar com seu filho ou sua filha, o tipo de Pai que encanta seus filhos ao contar-lhes maravilhosas histórias na hora de dormir.

Nosso Pai de amor queria fazer mais do que Se revelar através das palavras da Escritura. Ele sabia que alguém que vive conosco é muito mais real do que alguém de quem apenas ouvimos falar ou sobre quem lemos num livro. Por isso, Ele veio ao mundo como uma pessoa real - a pessoa de Jesus.

"[Jesus] O qual é imagem do SENHOR invisível, o primogênito de toda a criação;". Colossenses 1:15.

Por isso, se você já viu a Jesus, você já viu ao SENHOR. Ele se humilhou ao nosso nível - tornando-se como nós - para que pudesse nos ensinar como viver e ser feliz, e para que pudéssemos ver como O SENHOR realmente é. Jesus é a imagem visível do SENHOR. Ele mesmo disse: "Quem me vê a mim vê o Pai". (João 14:9).

Ao ler a história de Jesus nos quatro evangelhos, os primeiros quatro livros do Novo Testamento, você vai descobrir um retrato fascinante de nosso Pai celestial. Pescadores rudes largaram suas redes para seguir a Cristo, e crianças pequenas concorriam entre si para receber Sua bênção. Ele confortava o pecador mais arrasado e desarmava o maior legalista e hipócrita. Ele curava tudo, desde cegueira até lepra. Em todos os Seus atos, Jesus demonstrou que O SENHOR é amor! Ele supria a necessidade humana de uma maneira que ninguém nunca tinha feito antes dEle - e nem fez depois!

A revelação final de Jesus sobre como é O SENHOR aconteceu na cruz.

" Porque O SENHOR amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.

Jesus morreu não apenas para nos dar uma vida mais feliz, mas também para nos dar uma vida eterna. Por muitos anos as pessoas se maravilharam, aguardaram e sonharam com O SENHOR ETERNO. Elas viram as obras das Suas mãos no céu e nas maravilhas da natureza. Então, na cruz, Jesus quebrou o silêncio de tantas eras, e as pessoas perceberam que estavam olhando para a própria face do SENHOR, vendo Ele como realmente era - AMOR... amor eterno e imortal!

Você pode descobrir O SENHOR agora mesmo através da revelação de Jesus. Essa descoberta conduzirá você a fazer uma afirmação muito pessoal: "PAI, EU TE AMO!".

Evangelizacação Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário.
Volte sempre e Deus te abençoe!
Silvia Helena

Related Posts with Thumbnails