Você provavelmente nunca ouviu falar sobre Mensagens Subliminares, mas com certeza você já tenha visto, encoberta, oculta, imperceptível ao nosso consciente.
Conheça a guerra psicológica subliminar que nos bombardeia, diariamente, por todas as mídias: cinemas, TVs, revistas, quadrinhos, outdoors, computadores, vitrines de lojas, campanhas políticas.
MENSAGENS SUBLIMINARES
A publicidade como um meio de comunicação de massas, tem o objetivo de glorificar virtualmente seus produtos, tentando fazer com que a sociedade de consumo aceite-o como realmente o melhor.
A linguagem publicitária exibe um mundo perfeito e ideal, persuadindo o público quanto a natureza de seu próprio desejo. O que todos gostariam de ser ou ter, consciente ou inconscientemente é o modo mais usado na propaganda para uma eficaz persuasão.
As estratégias Subliminares
Subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. São mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.
A Teoria Subliminar remonta ao filósofo grego Demócrito (400 a.C.) e é descrita por Aristóteles e vários outros. E hoje, várias pesquisas saem das universidades para afetar a nós, cidadãos-eleitores-consumidores. Em 1959, foi colocado um taquicoscópio (projetor de slides veloz) no filme Picnic, projetando frases (como “drink Coke” - beba Coca-Cola) numa velocidade de 1/3000 de segundo, imperceptíveis pela consciência, aumentando assim as vendas do refrigerante. A partir de então, capas de revistas, fotos de anúncios publicitários e propaganda eleitoral passam a empregar indiscriminadamente subliminares.
Fisiologicamente, o olho humano tem umas células chamadas bastonetes, que formam a visão periférica e outras chamadas cones, que constituem a fóvea, nosso foco de visão consciente Tudo o que é percebido pelo consciente-foco-fóvea-cones-figura... é o subliminar-inconsciente-bastonetes-fundo! O mesmo princípio aplica-se ao ouvido: o fundo musical, que dá o “clima” de anúncio publicitário ou filme de terror, é subliminar enquanto você estiver focalizando atento a fala e os gestos do ator-personagem.
Houve até um jingle brasileiro feito para os automóveis Chevrolet cujo ritmo melódico era em um ciclo de 72 batidas por minuto, o que provocava, subliminarmente, memórias inconscientes do ritmo cardíaco da mãe amamentando, persuadindo a amar e sentir-se protegido pelo automóvel-mamãe. Este jingle fazia o consumidor regredir a um estágio psicológico infantil, chantageando-o a comprar e criando o desejo pelo carro anunciado, de modo a fazê-lo sentir-se culpado por não poder comprá-lo. Grandes empresas colocam vírus nos computadores que fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como “trabalhe mais rápido”, para aumentar a produtividade dos empregados. Também supermercados instalam som ambiente com as frases “sou honesto” e “roubar é errado”, a fim de reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos agem de forma semelhante para estimular aplicações financeiras.
Outros exemplos de mídia subliminares, desta vez na mídia impressa, são as histórias em quadrinhos, cuja peculiaridade estrutural da signagem favorece o subliminar. Ao ler uma História em Quadrinhos a fóvea centraliza e foca as letras, o texto dentro dos balões, as falas dos personagens. No desenrolar da trama, a curiosidade força o leitor a procurar avidamente o próximo balão, e assim sucessivamente, mantendo o ritmo da leitura. Ora, a atenção centrada nos balões torna os desenhos perceptíveis apenas de relance, pela visão periférica dos bastonetes como fundo subliminar. Imaginemos agora a idade dos leitores destas revistas, geralmente crianças, que estão começando a formar suas opiniões, estão totalmente sensíveis e ingênuas a agressividade desta e de qualquer mídia.
Técnicas Subliminares
Uma das formas dominantes das técnicas subliminares é a inserção de palavras ou partes do corpo (enxertos) pelo uso de luz e sombra ou pela substituição de formas ou contornos geralmente associados com o corpo humano... O consumidor não percebe estas inserções em um nível normal de consciência, portanto não lhe é dada a opção de aceitar ou rejeitar a mensagem, como ocorre com a propaganda normal.
Há seis técnicas audiovisuais por meio das quais a informação subliminar pode ser transmitida, sem ser conscientemente percebida, que aparecem freqüentemente na mídia e publicidade, as categorias básicas são:
1.Inversão de figura/fundo (ilusões sincréticas);
2.Embutir (imagens);
3.Duplo sentido;
4.Exposição taquistoscópica;
5.Luz em baixa intensidade e som em baixo volume;
6. Iluminação e som de fundo;
A morte, ou as imagens de autodestruição, é um aspecto freqüente no conteúdo subliminar. Os anunciantes de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas sabem que as imagens subliminares de morte vendem suas marcas e seus produtos. A eficácia de um anúncio é uma qualidade empiricamente mensurável.
Por que a morte vende é algo impossível de responder, exceto em teoria; ninguém sabe por enquanto, como a mente funciona.
Podemos observar a massificação, a lavagem cerebral, guerra psicológica subliminar que nos bombardeia por todas as mídias: do cinema e TV às revistas e outdoors, passando pelos computadores, vitrines de lojas e palanques políticos. E ainda, a propaganda subliminar nem mesmo é citada nas leis,
NADA A PROÍBE NO BRASIL
Portanto irmãos, mesmo sabendo que temos a Mente de Cristo, devemos vigiar ao ouvir ou ver, retendo somente o que nos pode edificar, e como cristãos, sermos críticos, de forma alguma deixarmos que nos manipulem, pois não devemos, em hipótese alguma, tomarmos a forma deste mundo, mas sim, nos empenharmos em conhecer qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Para maiores informações consulte os sites:
www.viavale.com.br
http://users.iron.com.br/~calazans/
http://brasil-usa.tierranet.com/sublim.htm
www.geocites.com/area51/hollow/8261/sublimin.htm
Fonte: Igreja Evangélica das Nações - Av. Afonso Lopes de Baião, 1002 - Vl. Jacuí - São Paulo/SP - Brasil. Tel/Fax (011) 6956-6355
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Silvia Helena