9 de agosto de 2009

Qual será a hora do Senhor?

No Brasil estamos vivendo tempos difíceis. Tempos difíceis para os cristãos. Estive refletindo sobre a permissão que o Senhor tem dado para o confronto à Igreja, sua doutrina e suas práticas.

Tudo está acontecendo muito rápido. As transformações sociais, a formação da opinião, o mover das multidões. É assustador o alcance de publicações na internet. Podemos, hoje, através da tecnologia, influenciar um grande número de pessoas, sem discriminação qualquer.

“E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Lucas 12:15-21

Em Lucas 12, a partir do verso 15, deparamos com Jesus Cristo aconselhando. Aconselhando quem? Penso que seja a Igreja. Jesus falava de um homem próspero, um homem abençoado, um homem que recebeu de Deus no tempo certo. E o que aconteceu com a alma desse homem? O que está acontecendo com a alma da Igreja?

Nesse texto percebi três pontos importantes que podem corroer, corromper a alma do crente:

1. Preocupação

O alerta aqui é para um tipo de preocupação, não daquelas que seriam saudáveis para o nosso crescimento e desenvolvimento espiritual e secular, mas aquela preocupação com aquilo que não nos diz respeito. Sim! Para um crente em Cristo Jesus a preocupação com o futuro é pecado. Mas por quê? Pode você ter feito esta pergunta como eu! E o texto bíblico responde: “Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

Está claro que, em um dado momento, a preocupação com o que comer e o que vestir desviou o homem da parábola do seu caminhar com Deus. Qual tem sido o seu momento de separação de Deus? A Bíblia nos adverte: Lembra-te de onde caíste! O limiar entre a benção e a maldição, no que concerne aos assuntos da alma, é muito tênue, suave. Só o Senhor pode trazer uma visão precisa das possíveis dificuldades dessa parte do caminho.

A preocupação com o futuro foi permitida pelo Senhor ao homem da parábola. Era um obstáculo a ser vencido. Um obstáculo não quer dizer derrota. Temos que enfrentar o obstáculo para poder vencê-lo! Cuidado com os desvios que tomar pensando em continuar o caminho! Um obstáculo tem que ser encarado como mais uma oportunidade de crescimento espiritual e intimidade com o Pai.

Preocupação? Somos humanos. Contudo devemos ser piedosos até para ansiar os bens dessa terra. Nosso Deus é um Deus que supre nossas necessidades. Algum cristão precisa mais do que isso?

2. Ansiedade

O que podemos dizer? Lidar com a ansiedade não é fácil. Porque ficamos ansiosos? Claramente por causa de duas coisas: o querer e o poder. Um agricultor conhece muito bem todo o processo do plantio da sua cultura. O empenho de trabalho e investimento financeiro até o tempo que espera para obter a colheita. Novamente nos deparamos com a tênue linha que separa a luz das trevas. Estamos na luz quando a ansiedade é o nosso motor. É o que acontece em nossa alma que nos leva a realizar, efetuar o que era apenas intenção, plano em nossa mente. Nesse desenrolar de fatos oque nos desviou da comunhão com Deus? Veja a parábola de Jesus:

“O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te”.

A pergunta que fiz foi: Senhor, em que este homem errou? O Senhor me respondeu com outra pergunta: Em que momento este homem perguntou para Deus o que fazer, como agir ou qual caminho seguir? Leia com cuidado e observe que em nenhuma das suas palavras, pensamentos, planos, intenções o Senhor estava incluído. E agora?

Deus espera que não só falemos mas que cumpramos a aliança que firmamos com Ele no dia que o encontramos e o aceitamos. O nosso querer, juntamente com os pensamentos e sentimentos, são parte do livre arbítrio que Deus graciosamente nos entregou. Contudo, não é porque somos Dele que pensamos como Ele. O Senhor espera que nos esforcemos para viver em sintonia com os seus mandamentos, que, por muitas vezes, podem ser contrários à nossa própria vontade.

E o tempo? É do Senhor também. Jesus disse: “Lançando toda vossa ansiedade sobre mim.” Deus tem escape para a ansiedade do Seu povo. Prefira o Senhor na direção da sua vida.

3. Medo

Penso que todo cristão já disse: O amor de Deus é o amor que lança fora todo medo.

A Bíblia está se referindo especificamente a quê? O cordel de medir de Deus está novamente esticado. Em que medida o medo se torna pecado? O que pode gerar medo em nós? E o que o medo causa na nossa alma?

Todo ser carnal tem medo pela sua integridade em todos os sentidos: física, emocional e espiritual. O conceito do que é bom ou mau, ao contrário do que parece, é bem relativa. Não existem critérios absolutos porque a avaliação do medo depende de vivências, traumas ou outras influências ambientais/circunstanciais.

Minha cadelinha tem medo de tomar banho, horror mesmo a água. Não entendia esse fato até que presenciei meu vizinho jogando baldes de água sobre ela com gritos e gestos agressivos. Apresentou-se a lógica do que era incompreensível. O medo determinou um comportamento ilógico e inesperado.

A pergunta que fiz ao Senhor: O que deve determinar o comportamento de um cristão? E novamente a Palavra responde: “Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”. A vida com Deus é decisão todos os dias. Decidimos estar ou não com o Senhor. Decidimos ou nas seguirmos Seus ensinamentos. Foi por isso que Deus, quando Moisés morreu, disse Josué, o sucessor: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9

Silvia Helena de Amo

IMUB/Vilhena



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário.
Volte sempre e Deus te abençoe!
Silvia Helena

Related Posts with Thumbnails