3 de agosto de 2008

Quando falamos de discipulado falamos de amigos

 

Textos Base: João 15:15-17/Samuel 18:1; 3

Quando Jesus fala com seus discípulos sobre amor e cuidado, vemos nosso Amado Jesus, falando a respeito de amizade e frutificação.

(JO 15:15) - Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

(JO 15:16) Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

(JO 15:17) Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

O Senhor não nos deu um ministério onde um não sabe o que o outro faz, mas sim um ministério de relacionamentos profundos: amizades verdadeiras.

Jesus tinha este relacionamento profundo com o Pai, Ele era amigo de Deus quando este em carne aqui na terra. Tudo que Ele via e ouvia do Pai, assim agia.

Creio que se fomos guiados pelo Espírito, estaremos também agindo como Jesus, só agiremos naquilo que o Pai nos falar e só faremos aquilo que Ele faria. Deus é um Deus de relacionamento, sempre quis e quer se relacionar conosco como amigo.

Pensando nisto comecei a meditar na palavra e Deus trouxe a minha um relacionamento na bíblia que é uma referência de amizade para nós: Davi e Jônatas. E gostaria de compartilhar algumas coisas a respeito disto.

1o. Amizade fala de amor profundo

(I Samuel 18:1) - E SUCEDEU que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.

Quando falamos de amizade, falamos de uma ligação profunda entre duas pessoas, não apenas uma coisa de palavras ou momentos esporádicos, mas aquela ligação de que mesmo estando longe, mesmo não se falando as vezes, esta amizade não se abala. E ao contrário(quando se vê muito) um aprende a conviver com aquilo que o outro tem de defeito, pois está junto pelas qualidades.

2o. Amizade leva a aliança

(I Samuel 18:3) - E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

A amizade nos leva a aliança. Temos sido ministrados por alguns princípios quando falamos de relacionamento e estes são:

Você desenvolve a amizade. Cria-se a confiança. Firma-se uma aliança. Chega-se a intimidade

Amizade se cultiva, para que também gere frutos dignos desta relação. Quando a amizade é verdadeira gera frutos que levam os envolvidos à Deus e nunca fora dEle.

3o. Amizade fala de cobrir e abençoar o outro

(I Samuel 18:4) - E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes....

Devemos estar dispostos muitas vezes a nos descobrir(abrir mão daquilo que nos protege) para proteger, pois amigos se doam e não o fazem com interesse. Amigo não cobra, mas dá. Planta mesmo sem saber se vai colher(apesar de sabermos que oque plantarmos colheremos), amizade não envolve cobrança mas sim doação sem querer nada em troca.

Vemos dois tipos de cobertura aqui:

Capa: fala de honra e de unção. Amigos buscam honrar uns aos outros e também devem buscar ministrar a unção de Deus sobre a vida de outras para que realmente a benção seja completa.

Vestes: suprir as necessidades e retirar a vergonha. Davi acabava de chegar na corte, não tinha roupas adequadas, mas seu amigo o honrou e deu roupas adequadas para ele.

4o. Amizade fala de proteger

(I Samuel 18:4) - ...até a sua espada...

Quando falo em proteger também falo de atacar, amizade verdadeira protege e dá ferramentas pra isto, Nós como discipuladores(ou conservos) temos que dar ferramentas para que nossos discípulos(amigos) estejam sempre protegidos, nos sentimos, nos relacionamentos, no ministérios, em todas as áreas e a espada que eu posso deixar na mão deles é a Palavra de Deus, eu preciso estar sempre “armando” os discípulos(amigos) ou conservos contra as ciladas e laços do inimigo.

5o. Amizade fala de irmos para o Alvo

(I Samuel 18:4) - ....e o seu arco....

Arco serve para acertar o alvo com facilidade. Se nosso relacionamento é de amizade, sempre levaremos nosso amigo para o Alvo correto. Sempre focaremos num propósito, sempre teremos uma meta para alcançar, sempre cresceremos.

Nós somos amigos que tem uma visão, visão foca num alvo e este alvo é Cristo !!!

Nossas amizades devem levar nossos amigos a Cristo, o nosso Alvo! Ser parecido com Ele é a melhor coisa que pode existir na vida de uma pessoa, se somos amigos queremos o Melhor e Melhor é CRISTO !!! Aleluia !!! Como já dizia nosso amigo Paulo (por sinal, se tem alguém que queria que parecemos com Cristo, era ele)

(FP 3:14) - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

(EF 4:13) - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

6o. Amizade se cultiva debaixo da verdade

(I Samuel 18:4) - ....e o seu cinto....

(Efésios 6:14) -Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...

Devemos sempre lembrar que amigo é aquele que fala a verdade e não maqueia situações para não magoar; claro que temos o discernimento do Espírito para saber como falar mas estamos numa visão que nos sara nos levando a crescer deixando de ser meninos espirituais para vivermos relacionamentos de verdade.

Quando falamos a verdade protegemos, quando deixamos a Verdade da Palavra falar mais alto, somos protegidos. Cinto faz parte da armadura que reveste o crente e uma das partes importantes desta armadura é cinto(ou cinturão) da verdade. Nós devemos sair do engano do inimigo e vivemos debaixo da verdade e no Caminho, Verdade e Vida.

Conclusão

Não temos como viver sem relacionamentos, portanto a valorização destes, é um princípio do Reino, Jesus não veio simplesmente fazer servos, mas veio gerar amigos, pois amigos servem com prazer e paixão. Em nossa equipe de 12, em nossa célula com nossos discípulos devemos gerar verdadeiros relacionamentos, sendo estes amizades verdadeiras.

(JO 15:13) - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

 

Pr. Kiki, Dan

http://www.miesf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário.
Volte sempre e Deus te abençoe!
Silvia Helena

Related Posts with Thumbnails