4 de agosto de 2008

Intercessão

Por Mariel Marra

(Verifique os textos: Ezequiel 22:30 - I Timóteo 2:1 - Efésios 6:18,19 - Tiago 5:16).

Deus está preparando um exército forte e valente para grandes combates. Não estamos falando de uma guerra em que estão em jogo a força da carne e do sangue, é um combate espiritual. "Pois não é contra a carne e o sangue que temos que lutar ..." (Efésios 6:12). Nessa guerra "as armas de nossa milícia não são carnais mas poderosas em Deus" (II Coríntios 10:4).

Deus está procurando valentes que se coloquem na brecha - Ezequiel 22:30 "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que Eu não a destruísse, mas a ninguém achei".

Levante-se agora, disponha-se porque "O Senhor dos Exércitos passa em revista o exército para a guerra". (Isaías 13:4b). Não vamos fazer nada sozinhos, pois Deus está conosco como um poderoso guerreiro (Jeremias 20:11a).

Há no Velho Testamento 487 referências a "exército", sendo 270 ligados ao nome de Deus - JEOVÁ - SHABAOTH - O Senhor dos Exércitos.

Amaleque é um símbolo de Satanás, que se opõe ao povo de Deus, tenta destruí-lo mas o Senhor disse: "Porquanto o Senhor jurou: haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração" (Êxodo 17:14-16).

Há uma guerra, quem se alistará? Está escrito: "Apregoai guerra santa; suscitai os valentes, cheguem-se, subam todos os homens de guerra..." (Joel 3:9). Nessa guerra santa sua ação é a de INTERCESSOR? Interceder, segundo o dicionário de Aurélio, é: "pedir, rogar, suplicar, intervir, a favor de alguém ou de algo".

Se a guerra é santa, santo também é o treinamento. Diz a Palavra: "Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder..." (Efésios 6:10). Como já vimos, as armas que temos são para DEMOLIÇÃO DE FORTALEZAS (II Coríntios 10:4). É preciso treinamento para saber manejar as armas. O combate é travado nas regiões celestiais e o míssil de maior alcance chama-se ORAÇÃO. É indispensável que se treine na utilização do míssil.

NÍVEIS DE ORAÇÃO

a) Expressando ações de graças pelo que Deus tem feito; expressando louvor pelo que Ele faz e expressando adoração pelo que Ele é.

b) Colocamo-nos em oração para: Pedir algo ao Senhor. Consagrar ou dedicar-se à sua vontade e para entregar ao Senhor certos cuidados.

c) Oramos ao Pai: Apresentando os outros e pleiteando a sua causa (I Tes. 5:25).

FORMAS DE ORAR

a) Orar sozinho no meu aposento (Mateus 6:6)

b) Orar com concordância de outros (Mateus 18:20)

c) Orar junto com outros (Atos 4:23-31)

AUXÍLIOS À ORAÇÃO

O que pode me favorecer para orar?

a) Orando a Palavra. Estar impregnado da mesma motivação de Isaías 62:6 "Vós que sois seus servos e pelas vossas orações fazeis lembrado o Senhor das suas promessas, não descanseis nem deis a ele descanso..." (versão amplificada); Jeremias 1:12 "Eu velo pela minha Palavra para a cumprir". Deus tem compromisso firmado em cumprir a sua palavra.

b) Orar no Espírito, não é em pensamento, é orar em línguas (Ef.6:18 e Jd. 20).

ARMAS DE COMBATE NA ORAÇÃO

O inimigo tenta interceptar nossas orações, mas nós temos as seguintes armas:

a) O nome poderoso de Jesus, que no céu, na terra e debaixo da terra se dobra todo o joelho (Filipenses 2:9,10)

b) A Palavra de Deus, onde constam as promessas infalíveis dele. (Josué 21:45) Reivindique do Senhor o que Ele mesmo disse que faria.

c) Cobertura do sangue de Jesus Cristo, cordeiro imaculado, que tirou os nossos pecados, e nos coloca protegidos assim como colocou os filhos de Israel protegidos do anjo da morte, quando Deus exterminou os primogênitos de Faraó.

d) A fé que faz apagar todos os dardos inflamados do maligno (Mat. 17:19-21)

ASPECTOS PRÁTICOS DA INTERCESSÃO

Interceder é combater.

a) Não é Deus quem retém as bençãos do seu povo. É o inimigo;

b) Deus já despachou do céu tudo para uma vida de vitória;

c) O Intercessor se coloca face a face com Deus e face a face com Satanás quando este tenta interceptar sua oração.

DIGA: Se Cristo já pagou o preço, seu atrevido, tira a mão de cima, porque eu vou entrar agora na batalha, na autoridade do nome de Jesus Cristo.

Interceder é colocar uma reivindicação dentro das promessas de Deus. Lembrar Is 62:6,7. Exemplo: Você está precisando de direção, então ore a Palavra de Salmos 32:8 "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deve seguir, aconselhar-te-ei tendo-te sob a minha vista"

Interceder é servir a Deus na Evangelização do Mundo.

a) "Pede-me e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão" (Salmos 2:8)

b) Posso colocar meus pés na África, Ásia, Europa, pela via da intercessão. Você não pode ir mas pode orar. Está participando

c) Moody foi pregar numa cidadezinha da Inglaterra. Houve muitas decisões. Ele fez o mesmo apelo 3 vezes porque não estava acreditando no que via. Sempre as mesmas pessoas atendiam ao apelo. No dia seguinte, numa visita com o pastor da igreja da cidadezinha, encontra-se com uma senhora de cama. Ela disse: "Eu sabia que o senhor viria aqui e muitos se converteriam porque há 2 anos que estou orando: Senhor não posso pregar, mas mande quem possa."

Interceder é orar o que está no coração de Deus.

a) Pelo Espírito Santo temos revelações dos propósitos de Deus (I Cor 2:10-12 e Ef.1:17)

b) No incidente de Sodoma e Gomorra, Abraão é intercessor e Deus lhe diz: "...ocultarei Eu a Abraão o que faço?" (Gênesis 18:17)

Interceder é colocar-se sob a lei da semeadura.

a) "Quem semeia na carne colhe corrupção, mas quem semeia no Espírito colhe vida eterna" (Gálatas 6:7,8). Quem semeia misericórdia pelos pecadores com certeza colherá o resultado em salvação;

b) A conversão de Nelson Ned é resultado de muitas horas de intercessão de sua mãe.

A NECESSIDADE DE INTERCESSORES

a) O livramento de Deus está vinculado aos intercessores (Gênesis 19:29) - O livramento de Ló pela intercessão de Abraão.

b) A revelação vem do céu mediante a súplica dos servos de Deus. Daniel 9 e 10 (destaque para 9:23 e 10:12)

c) Precisamos de intercessores para que Deus mude o curso da história. Moisés ora, se interpõe, Deus muda (Êxodo 32:14 e Salmos 106:23)

CARACTERÍSTICAS DO INTERCESSOR

Existe intercessor e INTERCESSOR. Qual a diferença?

a) O de letra minúscula, intercede em obediência à ordem de orar por todos.Ele é crente e sabe qual é a importância da oração.

b) O de letra maiúscula, tem um ministério. Vive para interceder. Não intercede só um instante. O faz pela manhã, ao meio-dia, à tarde, à noite, de madrugada, retira-se para interceder, fica por longos períodos em intercessão, jejua, ora 1 dia, ora 2 dias, ora 3 dias ... O Espírito pode acordá-lo para interceder e ele fica na madrugada orando. É movido pela compaixão de Deus.
Que é Preciso Para o Intercessor?

c) AMOR. João 15:13 "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos amigos"

d) IDENTIFICAÇÃO. Sentir a necessidade do outro. Colocar-se no lugar da pessoa. Ter empatia (Deuteronômio 9:18-20);

e) COMPAIXÃO. "Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? Aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra?" (Provérbios 24:11,12);

f) PERSEVERANÇA. "Com toda a oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando em toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:18) "...na oração sede perseverantes" (Romanos 12:12);

g) OUSADIA. Liberdade e franqueza no falar. "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho ... acheguemo-nos, portanto, destemida, confiada e ousadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça..." (Hebreus 10:19 e 4:16 - Versão Amplificada);

h) PESO DE INTERCESSÃO. É algo que faz o coração sentir que está na hora de interceder por aquele ou aquilo. Você sente o peso no ombro do outro.

i) DISCERNIMENTO. Saber separar as coisas. Agudeza de juízo. O sistema de comunicação mais completo vem do Espírito Santo. Não existe serviço de inteligência mais completo.

j) Pedro discerne o Espírito de mentira em Ananias e Safira (Atos 5);

l) Paulo discerne as mais tendências de Elimas, o encantador (Atos 13:8-0). Qual é o obstáculo que está impedindo o fluir da benção de Deus?

m) GEMIDOS. A intercessão chega a uma intensidade de um sentimento parecido com aquele que Paulo descreve em Gálatas 4:19 "dores de parto". É um orar inaudivelmente, com suspiro, com gemido, com contorção (Atos 7:34).

A BIBLICIDADE DA INTERCESSÃO

a) Abraão intercede por Abimeleque (Gênesis 20:7,17);

b) Moisés intercede por Israel (Êxodo 32:9-14);

c) Abraão ora a favor de Sodoma (Gênesis 18:23-32)

d) Moisés, por Arão e o povo em pecado (Deuteronômio 9:18-20,25-29);

e) Samuel intercede por Israel (I Samuel 7:8-10,12:23);

f) O Rei Jeroboão pede ao homem de Deus que interceda por ele (I Reis 13:6 - Restituição da mão do Rei);

g) O Rei Ezequias pede ao profeta Isaías que interceda por ele (II Reis 19:1-4 - As afrontas do Rei Senaqueribe);

h) Os judeus deviam orar por Dario e seus filhos (Esdras 6:10);

i) A igreja intercedia por Pedro na prisão. Deus o libertou. (Atos 12:5,7-10 e 12);

j) Paulo pede à Igreja de Roma que interceda por ele (Romanos 15:30-32):

l) Jesus intercede por nós e por seus discípulos (João 17:9,20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e comentário.
Volte sempre e Deus te abençoe!
Silvia Helena

Related Posts with Thumbnails